" O ROTARY ABRE OPORTUNIDADES "

Rotary Club de Teresina Morada do Sol

Reuniões: Às Quintas, às 20:00hs, no Espaço café, Av. Homero Castelo Branco, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar, em Teresina, bairro Horto - Teresina-PI
( 86 ) 3233-5623
oantoniofrancisco@yahoo.com.br

O RELACIONAMENTO EM ROTARY

17/01/2016 09:33

  

Artigo: O RELACIONAMENTO EM ROTARY

 
Domingo, 17 de Janeiro de 2016

Por Alberto Bittencourt * *


Foto de RC Teresina Ininga Ininga.
 

Creio que, em Rotary, tudo depende de uma simples palavra que é, ao mesmo tempo, um gesto, uma atitude, uma disposição: relacionamento.
Estou convencido de que a chave do sucesso é sobretudo a riqueza dos relacionamentos. O grande vilão, ao contrário, é a pobreza dos relacionamentos.
Relacionamento é a pedra fundamental que mantém o clube ativo, eficaz, trabalhando em prol da comunidade. Se não houver relacionamento entre os companheiros, entre a família rotária, você pode despejar toneladas de informação rotária, você pode fazer preleções, ditar regras, evocar normas, que tudo vai cair num terreno árido, infértil, inútil.
Relacionamento é cuidar das pessoas. É estar junto, como uma família. É ter um comportamento amoroso, sem distinção. A alegria, o entusiasmo, o otimismo, são reflexos do bom relacionamento.
O relacionamento cria circunstâncias favoráveis em que uns se apóiam nos outros – é o que mantém acesa a chama do Rotary. A chave do sucesso é promover o relacionamento dentro do grupo, dentro da família. Quer ter sucesso? Aproxime as pessoas. Promova encontros, fortaleça os relacionamentos.
O relacionamento é que dá fertilidade ao terreno para que, a semente da informação rotária frutifique, para que o novo sócio possa crescer e se transformar num rotariano de escol.
O relacionamento é o principal requisito dentro do clube.
Um relacionamento afetivo é sempre baseado na mútua confiança. A mútua confiança é a cola que une os relacionamentos, disse James Hunter, o autor de O Monge e o Executivo. Porém, você só vai adquirir confiança se frequentar. Por isso a presença é importante porque é ela que faz com que uns confiem nos outros.
Investir nos relacionamentos, companheiros, é um trabalho constante, contínuo, para fazer com que o seu clube seja sempre e cada vez mais a extensão de sua família.
Relacionamento é você acolher o companheiro mais idoso com carinho, com amor, com afago, porque é esse companheiro quem mais precisa do trato afetivo, da cortesia, da palavra amiga.
A gente reclama às vezes que a pessoa idosa é mais intransigente. Que ela quer que o Rotary de hoje seja o mesmo Rotary de há 40 anos. Mas temos que entender que geralmente o idoso tem os seus medos ampliados, seus medos de perdas são maiores, por isso também ele é mais conservador. Daí ele se sentir bem com uma palavra de carinho, um afago, uma consideração maior.
Então, companheiros, é importante você ter um relacionamento afável com todos os companheiros, principalmente os mais idosos.
Dizem que as mulheres são mais eficientes do que os homens, porque elas investem nos relacionamentos. Realmente, não há nada que uma palavra carinhosa, um beijo, um abraço não resolva.
Já os homens, são mais voltados para as tarefas, investem menos nos relacionamentos.
Precisamos, portanto, aumentar a presença das mulheres em nosso quadro social.
Companheiros, não deixem de investir no relacionamento, porque o terreno onde vai frutificar a semente do novo sócio, a semente da informação rotária e a semente da prestação de serviço é o relacionamento. Esse terreno é a própria família rotária, forte e unida como um FEIXE DE VARAS.
Nada vai funcionar se não houver um bom relacionamento. Se o companheiro se afasta, fica apático, distante, sem motivação, é porque não tem um relacionamento adequado dentro do clube.
Paul Harris, disse, em 1935, no livro “Esta Era Rotária”:
“A amizade é maravilhosa; ilumina o caminho da vida, espalha alegria e tem valor inestimável.
A amizade prospera na atmosfera do Rotary, onde formalidades e artificialismos são deixados de lado; onde homens, independente de sua origem e posição social encontram-se no mesmo plano.
Perder a oportunidade de cultivar relações de amizade é mais tolo do que jogar diamantes no oceano.
Você está se sentindo sobrecarregado com as tarefas do dia a dia? A visita a um amigo ao entardecer irá renová-lo. Visitar ou receber a visita de um amigo é o melhor remédio de que se tem notícia. Eu peço de todo coração que experimentem.”
Sábias palavras de Paul Harris. Visitar um companheiro que está ausente, por motivo de saúde é revigorante para ambos. Mas, não se esqueça de levar sempre uma lembrancinha, não apenas para marcar a visita mas, principalmente, como prova de apreço e afeto. É de bom tom.
 
 
texto originalmente publicado no blog do autor FEIXE de VARAS e postado em 2013
 
* o autor é EGD 4500
 
 
 
 
 
 
 
 
 
fonte: Texto capturado da comunidade em facebook 
https://www.facebook.com/groups/1562343913981651/1717390448476996/?notif_t=group_activity
 
Imagem da conta do autor em facebook
n.b: os negritos são nossos